12 agosto 2015

Desafiando a cultura popular através de filmes e animação para embelezar as raízes afros.




Como todos sabem. Os meios de comunicações têm contribuído grandemente para uma NÃO ACEITAÇÃO, defendendo olhos-azuis, cabelos lisos, e pele menos pigmentada. Infelizmente, os nossos jovens, e muitas vezes crianças negras, inconscientemente impressionadas, desejam essas características, devido à falta de uma representação adequada. 

É fato, que ninguém nasce odiando a si mesmo, quem ensina uma criança a odiar-se é o seu meio, é a sociedade em que vive.  Podemos até afirmar, que a mudança capilar, assim como a despigmentação, é um processo de desligamento da própria ancestralidade, de apagamento da própria identidade.

Mas, com muito orgulho, temos aqueles que lutam contra esse mal e promove o amor próprio através de diversas mídias.

É isso que o artista, Ng'endo Mukii, faz. Ele usa sua plataforma como um meio de responsabilidade social. É extraordinário o seu trabalho. Ele usa narrativas para desafiar a cultura popular através de filmes e animação que embeleza as raízes afros.

Yellow Fever”  (Febre Amarela) é o nome de uma das suas obras-primas. A Obra explora a desejo de clareamento que mídia causa nas suas “vitimas”. Descreve exatamente o tom da pele de quem passa por esse método extremamente agressivo de clareamento. Durante esse processo os melanócitos, que são responsáveis pela produção da melanina, são destruídos e a pele perde sua proteção natural contra os efeitos nocivos dos raios solares.

Gente, vale muito apena conferir o filme, amei. Vocês podem encontra-lo na pagina do Afropunk  [aqui]. Infelizmente, não é dublado nem legendado. Mas é de fácil entendimento. 






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita!


| Por: Adrielly Miguel | ©